segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Programa

Agenda Positiva
1.Reafirmar o SITE do IdA como ferramenta fundamental de comunicação para a divulgação, tanto interna, quanto externa, das atividades de pesquisa, ensino, extensão e projetos artísticos, etc. do docente, corpo discente e pessoal técnico administrativo.
2.Promover ações interdisciplinares estimulando uma maior interação entre corpo docente, discente e funcionários dos quatro departamentos nos projetos realizados. Ex: Exposições no Espaço Piloto (VIS); Cometas Cenas (CEN); Semana de Arte e Tecnologia (VIS); Recitais e concertos (MUS); Mostras (DIN); Seminários conjuntos.
3.Receber os estudantes ingressantes de forma mais comprometida e ritualística, esclarecendo-os sobre: as diversas instâncias que compõem a vida acadêmica; os projetos do IdA; possibilidade de ações; deveres e direitos. Envolver o corpo discente do IdA (CAs) na preparação deste evento.
4.Organizar seminários e ciclos de palestras que abarquem temas tais como: produção cultural e mercado de trabalho; ética e pedagogia; linguagens artísticas e ensino da arte, entre outros.


Modelo de gestão participativa e co-responsável
1.Realização de seminários e fóruns envolvendo o corpo docente, discente e pessoal administrativo temas relevantes aos quatro departamentos como:
1.1.O papel do IdA no contexto do Distrito Federal:
a) responsabilidade social e ações propositivas para a promoção de projetos/ações educativas, artísticas e culturais;
b) diálogo/participação nas instâncias governamentais nas áreas da cultura e educação; c) incentivo à circulação da produção artística do IdA em nível nacional, regional e local.
1.2.O Instituto de Artes e a Educação à Distância (Universidade Aberta do Brasil- UAB; Prolicen e Arteduca): avaliação e perspectivas
1.3.Licenciatura e Escola de Aplicação: pensar em espaços nos quais os alunos dos cursos de licenciatura do IdA possam elaborar, aplicar e avaliar metodologias, propondo ações interdisciplinares.
2.Elaboração conjunta do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI - do IdA 2010-2015 a partir da realização de seminário com dinâmica proposta pela Secretaria de Planejamento da UnB, com a participação de docentes e representantes discentes e técnico-administrativo.
3.Realização de reunião ampliada do Conselho do Instituto pelo menos uma vez no semestre.
4.Discutir a função do Cendad (Centro de Documentação)
5.Estimular a participação do pessoal técnico-administrativo nos cursos de capacitação oferecidos pela Universidade.


Questões de infra-estrutura
1.Buscar soluções definitivas para os problemas de espaço físico do IdA e seus departamentos:
2.Responder a editais internos e externos para melhoria da infra-estrutura.

Apoiar ações de Extensão
1.Estimular à oferta de cursos por profissionais de excelência que possam complementar a formação de nossos alunos.
2.Estimular a ação dos alunos junto à comunidade através dos PEACs, compreendidas como responsabilidade social e como espaço de construção do conhecimento a partir de práticas efetivas.

Ensino e pesquisa
1.Estimular projetos de pesquisa (PIBICs) interdisciplinares.
2.Fortalecer os cursos de pós-graduação existentes e estimular a criação de novos, na busca de trocas permanentes e da relevância da produção.
3.Estimular intercâmbios de discentes e docentes por meio de convênios com universidades e instituições nacionais e internacionais.


Queremos trabalhar juntos para o reconhecimento do IdA como centro de Excelência no Ensino, na Pesquisa e na Extensão.
O debate está em aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário